Principais canais de comunicação do Restaurante Universitário com a sociedade

Em 2017, os instrumentos de fiscalização de contrato e consequentemente, de avaliação da qualidade do serviço prestado foram reestruturados. Desde então, diariamente, as fiscais de contrato passaram a preencher um check list de supervisão do serviço prestado, envolvendo desde a manipulação de alimentos até as relações trabalhistas.

Mensalmente, as fiscais de contrato também passaram a se reunir com seus coordenadores para juntos avaliarem os pontos críticos do serviço e traçarem metas de melhoria.

Estabeleceu-se que todas inadequações observadas pelas fiscais seriam comunicadas à empresa uilizando-se de recursos que dependeriam da gravidade do fato, desde conversa informal até notificação escrita. Além desses, foram instrumentos de controle da qualidade:

  • pesquisas de satisfação, utilizadas como base para mudanças nas condutas vigentes;
  • e-mails recebidos e
  • interação com os usuários via Facebook e Instagram.

 

Faz-se importante lembrar que em 04 de agosto de 2017, foi assinado o segundo Termo Aditivo do contrato entre a UnB e a empresa terceirizada fornecedora de refeições. Nesse termo, foram incluídas alterações (reduções) quantitativas no cardápio, principalmente, do desjejum. E em junho de 2018 foi aprovada pelo Conselho de Administração a resolução que alterou os grupos de usuários e valores dos subsídios.

A aferição do grau de satisfação dos usuários foi realizada por meio da pesquisa de aceitação do cardápio, aplicada aleatoriamente e diretamente aos usuários de todos os campi da UnB e da Fazenda Água Limpa. A opinião dos usuários foi registrada em um tablet e foram avaliados os quesitos apresentação, sabor, temperatura e variedade como “ótimo”, “bom”, “regular” ou “ruim”.

Os gráficos 1, 2, 3, 4 e 5, a seguir, ilustram os resultados obtidos comparados com os anos de 2016 a 2019. As pesquisas foram feitas nos meses de abril, setembro e outubro.

A pesquisa do RU no Campus Darcy Ribeiro ocorreram com a participação de 8566 usuários.

.Gráfico 1 – Grau de satisfação dos usuários do RU Darcy Ribeiro

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU Darcy Ribeiro 1

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU Darcy Ribeiro 2

           A pesquisa do RU no Campus de Ceilândia teve a participação de 939 usuários.

Gráfico 2 – Grau de satisfação dos usuários do RU FCE

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FCE 1

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FCE 2

A pesquisa do RU no Campus de Planaltina ocorreu com 1157 usuários. Em 2016, não ocorreu a pesquisa de satisfação na FUP, tendo em vista que a unidade foi ocupada por estudantes no período programado para realização da pesquisa.

Gráfico 3 – Grau de satisfação dos usuários do RU FUP

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FUP 1

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FUP 2

A pesquisa do RU no Campus do Gama ocorreu com a participação de 158 usuários.

Gráfico 4 – Grau de satisfação dos usuários do RU FGA

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FGA 1

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FGA 2

A pesquisa do RU da Fazenda Água Limpa ocorreu com a participação de 345 usuários.

Gráfico 5 – Grau de satisfação dos usuários do RU FAL

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FAL 1

2 Site Grau de satisfao dos usurios do RU FAL 2

As pesquisas acontecem ao longo de todo o ano letivo. Participe!

 

O Ru quer ter a sua cara.

23/07/2020