O RU tem como missão oferecer à comunidade universitária refeições acessíveis, adequadas e saudáveis, visando apoiar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, minimizando a evasão e favorecendo a diplomação no âmbito da UnB.
O RU dispõe de 5 unidades, a unidade central, localizada no campus Darcy Ribeiro, Fazenda Água Limpa (FAL), Faculdade da Ceilândia (FCE), Faculdade do Gama (FGA) e Faculdade de Planaltina (FUP). IPara mais informações relacionadas ao funcionamento, horários das refeições (café da manhã, almoço e jantar), acesso e cardápios podem ser acessados no site: www.ru.unb.br.
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é "[..] a capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades". (CMMAD, 1988, p.9).
Ela deve considerar três pilares: econômico, ambiental e social, a fim de equilibrar as relações da sociedade, o ambiente e a economia.
O RU trata-se de um grande produtor de refeições com significativa utilização de gêneros alimentícios, de recursos humanos, elétricos e hídricos e, consequente geração de resíduos.
Assim, o RU requer atenção para a busca de soluções com o propósito de minimizar os danos ao meio ambiente. A seguir, confira algumas ações realizadas para tornar o RU da UnB um ambiente cada vez mais saudável e sustentável ao decorrer do tempo.
2007 a 2009
Campanhas “Sou UnB, jogo limpo” e “Dia da caneca”, com a distribuição de cerca de 2.000 canecas ao público. Sendo assim as primeiras iniciativas de incentivo à redução do consumo de copos plásticos no RU.
2009
Substituição definitiva do uso de copos descartáveis durante as refeições e adoção do uso de canecas duráveis no RU.
2019
Consolidação do processo de extinção do fornecimento de copos descartáveis no RU. O “cafezinho” passou a ser fornecido dentro dos refeitórios, tornando possível a utilização de canecas permanentes já existentes e posteriormente de canecas menores.
2023 e 2024
Destinação dos resíduos orgânicos gerados no RU para compostagem, por meio do projeto Compostar e parceria com a SeMA da UnB. Compostagem é um método de reciclagem de resíduos sólidos orgânicos, sendo estes reaproveitados para a produção de adubos e fertilizantes. O produto da compostagem, chamado de húmus, é um eficiente fertilizante natural.
Instalação de câmara refrigerada para armazenamento dos resíduos orgânicos que estão em espera para recolhimento e destinação para compostagem. Esse controle é importante para evitar o acesso de pragas e propagação de mau cheiro.
Troca de lixeiras dos halls e refeitórios, conforme o Plano de Procedimentos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UnB.
Treinamentos para os colaboradores sobre o desperdício, descarte adequado dos resíduos, economia no consumo de água e de energia, realizados por estagiários da UnB, supervisores e colaboradores da empresa contratada.
Troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, visando a redução do consumo de energia.
Início do processo de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Confira o material original produzido pela bolsista Natiele Martins sob supervisão da DRU.